Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogue RBE

Qua | 09.03.22

Voluntariado de leitura do Banco de Portugal

2022-03-09.png

Nas Redes de Bibliotecas do Porto e de Vila Nova de Gaia, está a decorrer um projeto de Voluntariado de Leitura com o Banco de Portugal que envolve cerca de 40 voluntários e 65 alunos dos dois concelhos, que se integra no âmbito do projeto Voluntários de Leitura e que, nesta semana em que nacionalmente celebramos o valor da leitura, importa destacar.

Todas as semanas, um voluntário lê com um, dois, em alguns casos, 3 alunos! As sessões decorrem on-line, porque os voluntários trabalham no Banco de Portugal, em Lisboa. Todos os recursos necessários estão disponíveis, pois o Banco de Portugal tem uma coleção de livros digitais adequados, que são utilizados nas sessões em causa.

A dedicação dos voluntários ao projeto é notável: são assíduos, preparam as sessões cuidadosamente, são pacientes e conseguem estabelecer uma admirável relação de empatia com os alunos que, sem exceção, não falham uma sessão. A coordenadora interconcelhia da RBE que acompanha os referidos concelhos reúne periodicamente com os voluntários e com a responsável pelo Programa Voluntariado de Leitura do Banco de Portugal, Ana Garcia, para se fazer, em conjunto, pontos de situação do projeto!

Neste momento do ano letivo, os efeitos deste trabalho nas competências de leitura, já são visíveis na maioria dos alunos: adquirem progressivamente o gosto pela leitura e melhoram em cada sessão as suas habilidades, particularmente a nível da fluência e da compreensão!

A título de exemplo da proximidade que se estabelece entre os voluntários e as crianças com que trabalham, refira-se que no dia 7 de março, Marta Monteiro, uma das voluntárias, se deslocou à escola da Quinta das Chãs, Gaia, para conhecer pessoalmente as suas duas alunas, oferecendo um livro a cada uma delas.

2022-03-09.jpg

Todos os voluntários que dão corpo a este projeto estão, sem dúvida, a fazer a diferença na vida dos alunos envolvidos, particularmente no seu sucesso pessoal e escolar, no presente e a longo prazo.

Este é um projeto a que todos envolvidos querem dar continuidade, em particular os professores bibliotecários, os professores titulares das turmas dos alunos envolvidos e os alunos. Mas muitas mais crianças precisam deste apoio personalizado. Não haverá por aí outras instituições dispostas a aprender com o Banco de Portugal e abraçar este projeto?

_____________________________________________________________________________________________________________________

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.