Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Comemorar “o livro” num só dia pareceu demasiado curto à equipa da biblioteca da Escola Secundária Oliveira Júnior que realizou, de 23 a 30 de Abril, uma semana de actividades à volta do “Dia Mundial do Livro”.
Feira do livro, promoção da leitura e sensibilização para a poesia, foram os ingredientes de uma semana bem passada, em prol da leitura, dos livros e da poesia.
De entre as actividades desenvolvidas, destacam-se o já habitual peddy paper na biblioteca e a avaliação de páginas Web, fundamental nos nossos tempos de grande utilização mas também de grande insegurança na Internet.
Os jovens foram convidados a explorar a Internet e a aprender a seleccionar sites interessantes mas credíveis, através do recurso a alguns critérios muito simples que fazem toda a diferença. Assim, aprender a identificar os autores das páginas, a sua finalidade, se é equilibrada, credível, actualizada, … são dados que todos devemos possuir antes de usar a informação massivamente difundida pela web. Como a biblioteca proporciona o acesso à Internet a toda comunidade também tem o dever de formar para uma utilização responsável.
A culminar a semana, “Uma devastação inteligente” caiu sobre as turmas do 10º
ano. Sara Costa, vencedora do primeiro prémio, em poesia, do concurso literário João da Silva Correia, promovido pela autarquia sanjoanense, introduziu a poesia que faltava nesta semana.
A sua obra - já considerável para uma jovem de dezanove anos - e experiência de escrita, surpreendeu os jovens estudantes. A jovem que, nas palavras do júri, “virá a ser uma grande escritora da Língua Portuguesa”, relatou a sua experiência de escrita, falou dos inúmeros concursos em que tem participado, por todo o país, dos pseudónimos que utiliza, das dificuldades em encontrar editora e da sua recente actividade teatral.
A terminar a sessão, as professoras de Língua Portuguesa, Cristina Marques e Fátima Canarias, leram alguns poemas, tal como a própria escritora que recitou outros, evidenciando a sua faceta teatral.
A redacção do J3D

Autoria e outros dados (tags, etc)

Etiquetas:


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



RBE


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.



Twitter



Perfil SAPO

foto do autor