Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogue RBE

Qua | 14.07.21

Rede de Bibliotecas do Concelho de Fronteira | Mais um sucesso nas parcerias RBE

2021-07-15.png

A Rede de Bibliotecas do Concelho de Fronteira (RBF) foi criada oficialmente no dia 08 de julho de 2021, com a assinatura do Protocolo de Cooperação entre o Agrupamento de Escolas e a Câmara Municipal de Fronteira, nas pessoas do seu diretor, Dr. João Polido e presidente da Câmara Municipal, Dr. Rogério Silva, respetivamente.

A RBF define-se como uma estrutura de cooperação aberta à livre participação da Biblioteca Escolar e da Biblioteca Municipal, visando o desenvolvimento da ligação entre as escolas do concelho, otimizando atividades e recursos através de uma parceria efetiva que se concretiza na partilha de experiências, no âmbito da gestão e dinamização de bibliotecas, numa política coordenada de aquisições e na dinamização do empréstimo interbibliotecas, assente na observância de princípios técnicos e biblioteconómicos uniformizados.

São objetivos da RBF:

a) Criar e dar continuidade à organização e gestão de projetos de intervenção e colaboração na área das Bibliotecas;

b) Promover e estreitar a ligação entre parceiros;

c) Promover a troca de experiências no âmbito da organização, gestão e dinamização das Bibliotecas da rede Concelhia;

d) Produzir materiais com vista à melhoria do funcionamento das bibliotecas escolar e municipal, ao desenvolvimento da literacia da informação e à promoção da leitura e da escrita criativa;

e) Constituir e manter online o Catálogo Coletivo da Bibliotecas Escolar e Municipal;

f) Fomentar o empréstimo interbibliotecas e políticas de aquisições concertadas;

g) Servir de suporte à investigação, à formação e à difusão cultural, mediante a criação de um Portal que efetive o acesso à informação e estimule a difusão das ações desenvolvidas;

h) Dinamizar atividades que promovam as bibliotecas Escolar e Municipal, traduzidas por encontros, seminários, publicações, formação, etc.

Em representação da Drª Maria João Charrua, Delegada Regional de Educação do Alentejo esteve presente a Drª Maria Mário Murteira. Pela Drª Manuela Pargana da Silva, Coordenadora Nacional da Rede Bibliotecas Escolares, esteve presente a Drª Fátima Bonzinho.

A RBF insere-se no âmbito da criação de parcerias que consolidem dinâmicas de trabalho colaborativo ao nível da organização, gestão, potencialização de recursos humanos, tecnológicos e documentais, bem como da promoção de dinâmicas na área das diferentes literacias, prevista no Eixo Ligações da estratégia da Rede de Bibliotecas Escolares.

Já disponível, mas, ainda, muito embrionário encontra-se o catálogo coletivo que vai permitir um melhor e mais eficaz serviço de empréstimo que permite a todos os utilizadores do Concelho o livre acesso aos serviços prestados por ambas as Bibliotecas (https://bit.ly/3yDPlQi).

Captura de ecrã 2021-07-09, às 14.29.52.png

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.