Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogue RBE

Qui | 23.06.22

Palmo e meio de Leituras

2022-06-23.png

Leitura: 2 min | 

No passado dia 27 de maio teve lugar a final do "Palmo e Meio de Leituras" - Concurso de Leitura do 1.º Ciclo do Concelho de Peniche, uma atividade dinamizada no âmbito do trabalho conjunto desenvolvido pelas Bibliotecas Escolares dos três Agrupamentos de Escolas do concelho, da Biblioteca da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) e da Biblioteca Municipal de Peniche, e que já conta com 12 edições.

A iniciativa surgiu da aposta clara do grupo de trabalho concelhio em fomentar o gosto pela leitura e em desenvolver a competência leitora dos “leitores de palmo e meio”. Assim, exclusivamente dirigido aos alunos 1º Ciclo do Município de Peniche, este projeto concretiza-se por meio de três fases: a primeira decorre ao nível de escola, no segundo período; a segunda ao nível de agrupamento (Agrupamento de Escolas de Peniche, Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde e Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia), no início do terceiro período; a terceira ao nível do município, numa grande festa que ocorre sempre para fechar o mês de maio com “chave de ouro”.

A edição deste ano promoveu a leitura de textos poéticos de vários autores da literatura nacional, dadas as potencialidades do modo lírico para facilitar a aprendizagem da escrita e da leitura, bem como o aperfeiçoamento da oralidade, mas também pelo seu valor intrínseco. Assim, durante o serão, aos 36 alunos finalistas (3 de cada agrupamento, num total de 9 por ano de escolaridade) foi proposta a leitura de textos poéticos de qualidade com um grau de dificuldade e de beleza crescentes, proporcionando um agradável e emocionante sarau sui generis a todos os presentes.

Depois de duas edições em formato online, a final do concurso retomou o formato presencial e decorreu no auditório da ESTM, voltando este a encher para celebrar a leitura, reunindo alunos, professores, familiares, amigos, representantes dos Agrupamentos e do Município, da ESTM e da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). À poesia juntou-se a música e o sarau foi abrilhantado pela TUNA do Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia, que agraciou a plateia com interpretações de temas criteriosamente selecionados para a ocasião.

Para o ano, o grupo de trabalho concelhio continuará a celebrar os livros e a leitura ao longo de todo o ano… mas a última sexta-feira do mês de maio de 2023 já está reservada para a próxima final do concurso "Palmo e Meio de Leituras".

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.