Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Quem o afirma é Fernando Pinto Amaral, comissário nacional do PNL, a Rita Pimenta (Pública, 25.09.11). E acrescenta: "As escolas e agrupamentos escolares que tenham um determinado número de alunos, teem um professor bibliotecário. São eles que estão no terreno e contactam diretamente com as crianças. [...] É muito importante o papel dos professores bibliotecários, pois são eles que dinamizam as atividades e as práticas de promoção da leitura. "
Segundo o comissário, e a propósito das leituras dos e para os jovens "Eles teem de saber que, se quiserem ler este ou aquele livro, o teem na biblioteca. Sobretudo naquela fase de transição, no 3º ciclo, 14/15 anos, em que se perdem hábitos de leitura. É muito importante não forçar. Estão numa fase contestatária e pode surtir o efeito contrário."
[...] Durante este último ano, já lançaram um projeto piloto em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares. São Clubes de Leitura dirigidos para o secundário, numa base voluntária. AS escolas envolvidas foram: ES José Régio (Vila do Conde), Colégio Moderno (Lisboa) e ES de Castro Verde (Alentejo).

Autoria e outros dados (tags, etc)


1 comentário

Sem imagem de perfil

De Biblioteca Nogueira a 30.09.2011 às 17:14

Estamos no terreno para isso, graças à RBE e, mais tarde ao PNL, que se deram as mãos para o grande objectivo de formar mais leitores e, neste momento, mais e melhores.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



RBE


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.



Twitter



Perfil SAPO

foto do autor