Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogue RBE

Seg | 02.05.22

Operação 7 dias com os Media: na biblioteca escolar!

2022-05-02.png

Entre 3 e 7 de maio, está de volta a iniciativa “7 dias com os Media”. É já a 10.ª edição e, como habitualmente, é organizada pelo GILM – Grupo Informal sobre Literacia Mediática, que a Rede de Bibliotecas Escolares integra desde o primeiro momento.

Renova-se o convite à participação de todos os que nessa semana queiram registar, partilhar e participar em projetos e iniciativas que contribuam para melhorar a forma como nos relacionamos com/ através dos media. O desafio está, pois, aberto a todas as pessoas e entidades que decidam aderir, sendo colocado aos diversos intervenientes da sociedade: bibliotecas, meios de comunicação social, escolas de ensino básico e secundário, faculdades, grupos de alunos, centros de investigação e formação, blogues, redes sociais, associações várias, universidades de seniores, movimentos, igrejas, autarquias, entre outros.

Se uma das áreas fulcrais da ação das bibliotecas escolares teve a sua grande festa no mês de março, com a Semana da Leitura, surge agora a oportunidade de celebrar os dois outros domínios fundamentais da nossa ação – a informação e os media, duas literacias que são atualmente apresentadas como indissociáveis e complementares.

Isso não significa que a informação e os media sejam preocupação das bibliotecas exclusivamente durante esta semana, muito pelo contrário, a sua abordagem é permanente ao longo do ano, uma vez que é necessário desenvolver gradualmente um conjunto muito alargado de conhecimentos e capacidades, atitudes e valores.

No entanto, o facto de termos uma semana dedicada a este assunto (os 7 dias com os media) é um bom pretexto para colocarmos na agenda da escola a reflexão sobre o imperativo de se abordar estas matérias de forma sistemática, estruturada e gradual, para que numa espiral progressivamente mais alargada, seja possível consolidar estas literacias ao longo da escolaridade alunos e, no que lhes diz respeito, concretizar o perfil dos alunos conforme definido para o final da escolaridade obrigatória.

A partir do dia 3 de maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, com a UNESCO, é tempo de divulgar o tema de 2022, Jornalismo sob cerco digital, destacando os múltiplos ataques mediados digitalmente contra os jornalistas e as consequências desses ataques na confiança do público nas comunicações digitais.

É tempo de valorizar o jornalismo independente e o seu papel na garantia das liberdades e dos direitos fundamentais dos seres humanos, recordando todos os que, não acidentalmente, pelo seu trabalho, têm sido transformados em alvos, perseguidos, encarcerados ou mortos…

É tempo de demonstrar que a conjuntura difícil que tem caracterizado o mundo nos últimos anos tem sido inegavelmente moldada pelos media e pela forma como nos relacionamos com e através deles…

É tempo de persuadir os nossos pares de que não basta ter disponível um dispositivo com acesso à internet e um número descumunal de páginas sobre todos os assuntos que possam interessar para se deter verdadeira informação e dominar todas as variáveis que permitam que essa informação seja usada de forma eficaz para uma tomada de decisão informada…

É tempo de consciencializar para a ubiquidade e as especificidades das redes sociais e para as ameaças que acarretam, mas também para o seu enorme potencial no desenvolvimento da consciência cidadã e na implementação de ações de cidadania…

Recorde-se que o tema proposto este ano é Eu, as Redes Sociais e os Media: que relação é esta?, em torno do qual são avançados alguns tópicos para reflexão:

- Nós e os media – o que mudou ou não nesta relação?
- Estar online e o bem-estar digital
- As Redes Sociais e os mundos que as suas imagens constroem

A Rede de Bibliotecas Escolares convida as bibliotecas que tenham no seu Plano Anual de Atividades ações no âmbito dos media, previstas para esta semana, a procederem ao seu registo no sítio da iniciativa. Lembra-se, também, que foram divulgadas algumas propostas de atividades no portal da RBE, que se constituem como meras sugestões e com igual valor a todas as outras que já se encontrem em preparação pelas bibliotecas, com a criatividade e pertinência que geralmente as caracterizam.

 

Desafio para o Instagram RBE – 7 dias com os media: na biblioteca escolar

2022-05-02-2.png

Considerando o relevo da informação e media para o trabalho das bibliotecas escolares, área definida pela RBE como estratégica para uma ação de qualidade, ao longo de todo o mês de maio, propõe-se:

Desafie-se... e crie um filme, uma narrativa visual, de 15 segundos (story) ou até um minuto, que desperte a sua comunidade educativa para os desafios colocados pelos media. Divulgue uma iniciativa, um alerta, um cuidado…

No portal RBE, na Biblioteca Escolar Digital – Instrumentos é possível aceder a diversas sugestões de aplicações/ ferramentas que podem apoiar a realização dessa breve narrativa que deverá ser publicada nos canais de comunicação da biblioteca e a hiperligação para a mesma partilhada com a RBE através deste formulário.

Sugerimos a utilização das seguintes hashtags- #7diascomosmedia #7diascomosmedia2022 #literaciamediatica #medialiteracy #MediaLiteracyWeek #RBE #bibliotecaescolares #rededebibliotecasescolares #schoollibraries

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.