Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogue RBE

Qua | 19.09.12

Olimpíadas de CriAtividade

















As Olimpíadas de CriAtividade são uma iniciativa promovida pelo Torrance Center® (Portugal), para crianças e jovens do 4º ao 12º ano de escolaridade (ou equivalentes), com uma base anual e em plena integração na competição internacional Future Problem Solving Program International, o evento mundial de Resolução Criativa de Problemas aplicado ao contexto educativo.

Estas olimpíadas incidem sobre uma temática transversal bastante atual e de reconhecida pertinência no contexto educativo: a promoção de competências de Resolução Criativa de Problemas, visando a preparação de cidadãos capazes de responder aos desafios atuais e futuros, a nível pessoal e profissional.
O futuro será caraterizado pela mudança, rapidez e imprevisibilidade, por isso, resolver problemas de uma forma lógica será então insuficiente face a estes novos desafios, sendo a Resolução Criativa de Problemas permissora da consequente adaptação e inovação exigidas. Neste contexto, a Resolução Criativa de Problemas é mesmo encarada como um conjunto de competências de quase sobrevivência futura.
Apesar de a competição Olimpíadas de CriAtividade ter como concorrentes as crianças e jovens, chamam a envolver-se ativamente os docentes, técnicos educativos, encarregados de educação, instituições educativas e as próprias comunidades.
Para além disso, enquanto único evento, em contexto educativo, envolvendo a Resolução Criativa de Problemas e em especial no formato de olimpíadas, assume-se como um ponto de encontro da expressão criativa em Portugal. Facilita o contato direto entre todos os agentes educativos e o encontro destes com entidades e exemplos de outros países, que possam servir de bons modelos e de motivação.
Ler mais  >>

_____________________________________________________________________________________________________________________

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.