Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogue RBE

Qui | 22.09.22

No Agrupamento Sá de Miranda a arte acontece!

O PNA e a Biblioteca Escolar na transformação da escola num polo cultural.

2022.09.22_P.png

Leitura 2 min |

O Projeto Cultural de Escola do Agrupamento de Escolas Sá de Miranda, Braga, com o tema “Tradições e lendas em memória”, consiste num programa de ação interdisciplinar que pretende articular as diferentes áreas curriculares com as várias áreas artísticas, como a música, a literatura e a ilustração e, ainda, o património da região.

A escola agrega um conjunto de pessoas que fazem parte de uma sociedade e que partilham uma língua, uma história e um local. Todas as localidades têm costumes, tradições, monumentos que as identificam e que imprimem um sentimento de identidade e pertença a quem nela habita. Com o objetivo de promover a identidade cultural da região e contribuir para a preservação das suas tradições o AESM transformou a escola num polo cultural, que contou com a parceria dos departamentos curriculares, da biblioteca escolar, das autarquias locais, de parceiros externos e da comunidade educativa em geral.

 

2022.09.22_01.png

Antecipando que a cultura e o património são importantes em todo o processo educativo, a biblioteca escolar associou-se à equipa do Plano Nacional das Artes (PNA) desenvolvendo ações conjuntas e muito enriquecedoras, contribuindo para manter vivas as memórias e as tradições locais e o desenvolvimento de múltiplas literacias.

Neste contexto, a biblioteca escolar desenvolveu o projeto de leitura “Lendas em memória”, que partiu do levantamento e pesquisa das lendas e tradições que fazem parte da identidade da região e, em articulação com as disciplinas de Português, de Cidadania e de Educação Visual, desenvolveu com os alunos diversas atividades de leitura das lendas e tradições previamente selecionadas, atividades de escrita diversas, ilustrações, etc…

 

2022.09.22_02.png

Esta base de trabalho da biblioteca, posteriormente, e num trabalho transdisciplinar, envolvendo a comunidade educativa, as equipas do PNA, da Biblioteca Escolar e das AEC (Atividades Extracurriculares) do Agrupamento Sá de Miranda, resultou num Sarau onde foi apresentado um espetáculo verdadeiramente cultural, intitulado “O que me contas tu?”. Este espetáculo performativo interligou várias expressões artísticas (artes plásticas, teatro, dança e música) e foi apresentado no auditório do Espaço Vita de Braga, pelos alunos do 4.º ano do agrupamento, à comunidade educativa.

 

2022.09.22_03.png

O sucesso desta ação resultou de um trabalho colaborativo e verdadeiramente transformador, que envolveu a biblioteca, diferentes docentes, técnicos especializados, alunos, famílias, entidades externas, autarquia, entre outros.    

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.