Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogue RBE

Seg | 04.10.21

MILD – Manual de instruções para a literacia digital

2021-10-01.pngA RBE acaba de relançar o MILD – Manual de instruções para a literacia digital – um portal da Rede de Bibliotecas Escolares que visa desenvolver as competências dos jovens dos 14 aos 18 anos nos domínios da leitura, dos media e da cidadania digitais.

Disponível numa nova plataforma, mais intuitiva e fácil de usar, o novo MILD oferece uma maior interatividade e, além dos recursos originais, disponibiliza cerca de meia centena de novos recursos nas áreas da leitura, dos media e da cidadania digitais.

O Portal está organizado em 8 áreas (Ler e escrever na redeLiteratura digitalSaber fazer na redeLeitura dos mediaRedes sociaisImagem e cultura visualSer cidadão digital e Ética e responsabilidade, que por sua vez se dividem em subtemas, num total de 28.

Cada um destes subtemas é apresentado sob a forma de uma pergunta, que pretende desafiar o jovem e despertar o seu pensamento crítico. Pesquisas informação de forma eficaz? Fanfic, o que é? Que obras te podem interessar? Como tirar partido das tecnologias digitais para aprenderes mais e melhor? Acreditas nas notícias? Sabes quanto vale a informação que deixas nas redes sociais? Sabes ler uma imagem em movimento e comunicar através dela? A Internet pode favorecer a cidadania? Os algoritmos podem limitar a tua liberdade? Estes são alguns exemplos das perguntas/ desafios do MILD.

Cada subtema está ainda organizado em 4 secções, comuns a todas as perguntas: Aprender (com informação sobre o tema), Participar (onde o jovem é desafiado a participar com a sua opinião, sob a forma de comentário na página, de resposta a uma sondagem ou de um post num mural coletivo), Explorar (onde são apresentados recursos adicionais – artigos, notícias, imagens, vídeos, jogos, etc. – sobre o tema) e Responder (pequenos questionários de feedback automático onde o jovem pode verificar as aprendizagens realizadas).

O MILD é uma plataforma aberta e em constante atualização, pelo que novos recursos serão adicionados com regularidade.

Comentários e sugestões sobre o MILD poderão ser enviados para mild@bibliotecasescolares.pt.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.