Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogue RBE

Qua | 23.06.21

Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares – 15 anos de atividade

2021-06-23.png

Decorreu ontem, na Sala de Atos do Palácio Ceia, da Universidade Aberta, uma sessão comemorativa dos 15 anos do curso de pós-graduação e mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (MGIBE), com alguns convidados presenciais e muitos ex-alunos a-distância.

Criado em 2004, o curso foi um dos primeiros, na UAb, a ser totalmente oferecido em regime online, constituindo por isso um marco no contexto do próprio caminho realizado pela instituição na educação a distância.

Tal como salientou Glória Bastos, que se encontra na coordenação desta formação desde a sua génese, o seu desenvolvimento aconteceu sempre em estreita colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares, respondendo à necessidade de oferta formativa especializada nesta área, praticamente inexiste no momento da sua criação e evidenciada pelo próprio documento Lançar a Rede de Bibliotecas Escolares.

O desenho dos conteúdos resultou da articulação entre a UAb e a RBE e muitos dos elementos que integram hoje a Rede, quer como membros do Gabinete RBE, quer como Coordenadores Interconcelhios, quer como Professores Bibliotecários, passaram por esta especialização.

A colaboração aconteceu também na elaboração de um documento ainda hoje estratégico para a ação das bibliotecas escolares, o Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar, na sua versão de 2009, e tem-se mantido ao longo dos anos, uma vez que a RBE disponibiliza dados globais de aplicação do MABE que são objeto de investigação por parte de alunos deste mestrado.

Também Manuela Pargana Silva, coordenadora do Programa Rede de Bibliotecas Escolares, evidenciou a proximidade entre as duas instituições, referindo múltiplos testemunhos da importância desta formação para os elementos da Rede, reforçando a colaboração contínua e mencionando, a título de exemplo, o recente contributo da UAb para a definição do perfil do professor bibliotecário.

Houve ainda oportunidade para dois alunos apresentarem os resultados das suas investigações na área das bibliotecas escolares.

Esta sessão foi também ocasião para apresentar o e-book Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares: 15 anos de atividade, o qual relata o percurso realizado pelo curso desde o seu início.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.