Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Captura de ecrã 2020-09-08, às 11.48.14.png

Quem inicia funções como professor/a bibliotecário/a, encontra no portal da Rede de Bibliotecas Escolares um importante conjunto de informações e de recursos para ajudar a clarificar o que se espera das bibliotecas escolares. Com algumas orientações, poderá perceber em que sentido caminhar, como manter o rumo e por onde começar.

Sugere-se como ponto de partida uma leitura atenta de três documentos estruturantes: o Quadro Estratégico (QE), o Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar (MABE) e o referencial Aprender com a Biblioteca Escolar (AcBE).
• Apesar de o seu período de vigência terminar este ano, o Quadro Estratégico 2014-2020 define um conjunto de padrões de qualidade para as bibliotecas escolares que não perdem validade.
• Instrumento que monitoriza e avalia os quatro domínios de intervenção da biblioteca escolar, o Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar constitui-se como um referencial do trabalho esperado para as bibliotecas escolares.
• O referencial Aprender com a Biblioteca Escolar apresenta padrões de desempenho para as literacias da leitura, da informação e dos média, áreas fundamentais do trabalho das bibliotecas.

Depois de compreender o que se espera das bibliotecas escolares, os recursos que se seguem podem ajudar a encontrar modos de fazer:
• A página Recursos propõe sete sítios sobre diversas temáticas, como a cidadania, a literacia digital, a linguagem audiovisual, as aplicações para dispositivos móveis ou a literacia mediática.
• Em permanente atualização, a Biblioteca Escolar Digital apresenta sugestões de trabalho, curadoria de conteúdos, instrumentos e tutoriais.
• A página da iniciativa Fazer em Rede disponibiliza vídeos curtos, onde, na primeira pessoa, professores bibliotecários partilham Boas Práticas e Atividades TOP.
• A área dos projetos e parcerias permite-lhe conhecer cada uma das propostas associadas à Rede de Bibliotecas Escolares.

Antes de iniciar o trabalho, consulte as Prioridades 2020-21.

P.S. – Para além destes recursos virtuais, lembramos que tem disponível o coordenador interconcelhio da sua região, recurso que lhe dará todo o apoio necessário e o/a acompanhará nesta viagem.


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



RBE


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Twitter



Perfil SAPO

foto do autor