Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogue RBE

Sex | 09.07.21

Inteligência Artificial, Blockchain e Robôs e outras tecnologias na transformação da educação

2021-07-09.png

Muito completo e abrangente: é o mínimo que se pode dizer do documento Pushing the Frontiers with Artificial Intelligence, Blockchain and Robots, publicado pelo OCDE que tem por objetivo equacionar de que modo as tecnologias - incluindo inteligência artificial (AI), learning analytics, robótica e outras – podem transformar o universo educativo, como tem vindo a transformar, de um modo geral, as sociedades.

2021-07-09(2).png

O documento cobre todo um leque de áreas e de temáticas mostrando, uma a uma, de que modo as tecnologias podem contribuir para transformar e melhorar os contextos e processos de ensino e de aprendizagem.

Se não, verifiquem-se os tópicos abordados em cada capítulo:

- Personalização

O papel do ensino híbrido na personalização do ensino, permitindo construir respostas à medida das necessidades e interesses de cada aprendente.

- Motivação

Como o uso das tecnologias pode potenciar o envolvimento dos estudantes, permitindo que assumam uma condução ativa e autónoma dos seus percursos formativos.

- Repensar a sala de aula

Como a tecnologia pode ajudar a dinamizar e transformar os grupos/ turma em comunidades de interação e aprendizagem.

- Necessidades educativas especiais

Os usos e as vantagens que as tecnologias podem oferecer a estes alunos e alunas, com efeitos exponenciais sobre a sua autoestima e sentido de pertença.

- Robótica

Repensar o papel dos professores à luz das possibilidades de atribuir a robots algumas funções nos contextos educativos.

- Learning analytics

A importância da recolha e análise de informação sobre os alunos e alunas para um melhor conhecimento e otimização dos sistemas de ensino.

- Abandono escolar

O contributo da tecnologia para monitorizar, sinalizar e prevenir situações de risco de abandono.

- Gamificação

As potencialidades do jogo como estratégia e ferramenta, quer de aprendizagem, quer de avaliação.

- Blockchain

A importância deste sistema de registo da informação que permite protegê-la das tentativas de hackear ou trapacear o sistema.

Há muitas e boas razões para acreditar que as tecnologias podem impactar positivamente o campo da educação, contribuindo para a sua eficácia, equidade e boa gestão de recursos.

Mas o documento não ignora que há riscos e precauções que devem ser tomadas, nomeadamente ao nível da transparência e monitorização dos sistemas implementados. E recorda que, em contexto educativo como em qualquer outro de âmbito social, é importante não perder de vista que a tecnologia é um meio e não um fim; e que a ação e interação humana devem sempre prevalecer.

 

Referência

OCDE (2021) Pushing the Frontiers with Artificial Intelligence, Blockchain and Robots (https://www.oecd-ilibrary.org/education/oecd-digital-education-outlook-2021_589b283f-en)

Nota: O download do documento é pago, mas a sua leitura em linha é livre.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.