Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogue RBE

Seg | 31.05.10

Formalização do SABE na Póvoa de Lanhoso


Aconteceu no dia 25 de Maio, na Casa da Botica, na Póvoa de Lanhoso, a assinatura do protocolo de formalização do SABE, o Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares, num acto que envolveu a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e a Rede de Bibliotecas Escolares, assim como o Agrupamento de Escolas do Ave, o Agrupamento Gonçalo Sampaio e a Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso. A cerimónia teve lugar numa ocasião em que decorre a Semana da Educação, promovida pelo pelouro da Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.

Ponderar, planear e promover são, segundo Teresa Silveira, oradora convidada, as três regras para o bom funcionamento do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE).

Por sua vez, Maria João Filipe, representante da Rede Nacional de Bibliotecas Escolares, afirmou: Sem parcerias, o trabalho nas bibliotecas escolares é muito difícil. Felizmente, nas escolas há professores bibliotecários que têm a seu cargo a gestão das bibliotecas. Porém, sem um grande envolvimento da biblioteca municipal e do SABE torna-se-lhes difícil cumprir a sua missão, uma vez que é necessário despender bastante tempo em áreas infra-estruturais e técnicas, fundamentais para o bom desempenho pedagógico da bilbioteca. O apoio do SABE é precioso pois permite reduzir o tempo dedicado ao trabalho técnico do professor bibliotecário, em prol de uma maior valorização do seu papel pedagógico, aquele que é efectivamente crítico na escola para promover o desenvolvimento das competências de leitura e de informação dos alunos.

Regina Campos
Coordenadora Interconcelhia

_____________________________________________________________________________________________________________________

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.