Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem: 7 dias com os media

 

Reproduzimos um excerto do texto que Manuel Pinto publicou no jornal digital Página 1, a propósito de ética nas redes sociais e da semana dos media que se assinalou de 3 a 9 de maio:

 

«A partir do momento em que participamos nas redes sociais - através do post, do vídeo, do comentário, da ligação para sítios e trabalhos de terceiros – há uma série de questões novas que são postas em jogo e para as quais a maioria de nós nunca foi preparada. Por exemplo: o direito ao bom nome e à imagem e o dever de não o maltratar; o respeito que devem merecer os trabalhos de outros, se mais não for para os citar; os cuidados a ter em não dar eco a informações de cujas fontes não se conhece a idoneidade e, em geral, a preocupação com a verdade e o esforço de não embarcar na primeira coisa que nos dizem ou que lemos - são aprendizagens que todos deveríamos fazer.

Costumo dizer que não fazia mal socializar os valores e preceitos presentes no código deontológico dos jornalistas. A maior parte deles são regras básicas de convivência, cruciais para o cuidado que nos deve merecer a ecologia da informação e dos media. Já não é pouco aprender a não se deixar enredar. Mas é preciso ir mais longe: dar vigor a relações sociais saudáveis.»

 

Ler mais >>

Autoria e outros dados (tags, etc)

Etiquetas:


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



RBE


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.



Twitter



Perfil SAPO

foto do autor