Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




esc.PNG

A European Statistics Competition / Competição Europeia da Estatística (ESC) é uma competição organizada pelo Eurostat (o Gabinete de Estatísticas da União Europeia) e vários Institutos Nacionais de Estatística, que teve a sua 2.ª edição no presente ano letivo (ESC2019).


Dirigida aos alunos do ensino secundário (categoria A) e do 3.º ciclo do ensino básico (categoria B), a ESC tem como objetivos promover nestes alunos a curiosidade e o interesse pela estatística, mas também incentivar os professores a utilizarem novos materiais e novos métodos de ensino da estatística.


A Competição, que já terminou, teve duas fases: a nacional e a europeia.


Fase nacional
A fase nacional ficou concluída em 29 de março, com a divulgação das cinco equipas finalistas em cada categoria e dos seus trabalhos (clicar para aceder). Dessas cinco equipas, as três melhor classificadas receberam prémios atribuídos pelo INE e as duas com pontuação mais elevada puderam participar na fase europeia, competindo com participantes de mais catorze países.

 

Categoria A

  Equipa Pontuação final Escola
       
1.º Kolgomorov (pdf) 9,394 Escola Secundária Maria Lamas (Torres Novas)
       
2.º Fractais (pdf) 9,190 Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro (Oliveira de Azeméis)
       
3.º 2πrates (pdf) 9,058 Escola Secundária Jaime Cortesão (Coimbra)
       
4.º Lastrange (pdf) 8,924 Colégio Júlio Dinis (Porto)
       
5.º GAS (pdf) 8,753 Escola Básica e Secundária Artur Gonçalves (Torres Novas)

 


 

Categoria B

  Equipa Pontuação final Escola
       
1.º StormTeam (pdf) 9,649 Externato Santa Joana (Ermesinde)
       
2.º Statistics (pdf) 9,086 Colégio Júlio Dinis (Porto)
       
3.º L_ao_Cubo (pdf) 8,966 Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia (Godim)
       
4.º Mat7189 (pdf) 8,839 Externato Santa Joana (Ermesinde)
       
5.º r_euclides(pdf) 8,678 Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia (Godim)

 


As duas equipas com a pontuação mais alta de cada categoria ficaram automaticamente apuradas para participar na fase europeia da Competição.

O Instituto Nacional de Estatística congratula-se com o grau de participação obtido e felicita cada um dos participantes, com natural destaque para os vencedores e os finalistas. Simultaneamente, manifesta a sua expetativa de que esta Competição tenha contribuído para incentivar em todos os que nela participaram o interesse pela Estatística e pelas estatísticas.

 

Fase europeia
A fase europeia decorreu de 1 de abril a 15 de maio e constou da presentação de um vídeo (2 minutos, no máximo), com base no tema “A Europa refletida em estatísticas”, e de um documento explicando o processo de criação que foi seguido.


Os trabalhos em competição foram avaliados por um júri internacional, formado por dez personalidades de reconhecido prestígio e presidido por Tim Allen, responsável pela área de Difusão do Eurostat.


A escolha do júri, conhecida no dia 5 de junho, recaiu sobre as equipas Radiaator  (Estónia), na categoria A, e Ansofi (Bélgica), na categoria B (clicar na designação para aceder).


Todos os vídeos apresentados estão disponíveis na internet: categoria A; categoria B. (clicar na designação para aceder)

 

Referência: European Statistics Olympics (ESO). (2019). Ine.pt. Retrieved 11 June 2019, from https://www.ine.pt/scripts/esc2019/esc.htm

Autoria e outros dados (tags, etc)


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



RBE


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.



Twitter



Perfil SAPO

foto do autor