Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




























Numa iniciativa do Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares de Chaves, assinalou-se, no passado dia 28 de janeiro, em todos os agrupamentos escolares do concelho de Chaves, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto e o 68º aniversário da libertação do campo de concentração Auschwitz-Birkenau, na Polónia.
Ao longo do mês de janeiro e no âmbito desta efeméride,  as bibliotecas escolares promoveram diversas atividades dirigidas aos alunos,  entre as quais um concurso sobre Aristides de Sousa Mendes. Em sala de aula foram exploradas questões relativas aos Direitos Humanos, ao multiculturalismo, às minorias religiosas e étnicas, à Segunda Guerra Mundial e aos regimes totalitários. 
Como corolário destas atividades realizaram-se vários colóquios dirigidos aos alunos do 9º ano, com a presença do Major Álvaro de Sousa Mendes, neto do cônsul português. Paralelamente, a escritora Ana Cristina Luz desenvolveu ações de promoção do seu livro sobre a figura de Aristides de Sousa Mendes, orientadas para os alunos do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico.
Integrado neste projeto decorreu também no dia 27, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal um colóquio sobre Aristides de Sousa Mendes com a presença especial do neto do cônsul português. Até ao dia 27 de fevereiro, está patente ao público, na sala polivalente da Biblioteca, uma exposição em banda desenhada alusiva ao tema. 

Mais informações nos Blogues das Bibliotecas Escolares de Chaves: 
Blogue das BE AE António Granjo
Blogue das BE AE Fernão de Magalhães
Blogue das BE AE Júlio Martins

Maritza Dias
Coordenadora interconcelhia


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



RBE


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.



Twitter



Perfil SAPO

foto do autor