Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogue RBE

Sex | 22.07.22

Dar voz às bibliotecas: 100 anos, José Saramago

2022-07-22.png

Leitura: 2 min |

Todos os anos as bibliotecas do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus, Vila Real, elegem um tema comum para aprendizagem e articulação com a comunidade: alunos, pais e encarregados de educação, funcionários, professores e parceiros, designadamente, Espaço Miguel Torga e Museu da Vila Velha de Vila Real.

No ano letivo 2021/ 2022 o tema proposto foi 100 anos, José Saramago.

Segundo as professoras bibliotecárias deste agrupamento de escolas, Anabela Quelhas e Sofia Doutel, esta é uma “oportunidade de conhecer uma das figuras ímpares da literatura portuguesa e o desafio consta em transformar este tema no fio condutor de várias ações transversais a várias faixas etárias, explorando a competência leitora, diversas literacias e sinergias” com ligação às artes.

As bibliotecas disponibilizam um repositório [1] em construção e aberto a todos, que reúne publicações que motivam para o tema, bem como trabalhos que resultam de atividades centradas na vivência, ideias e sensibilidade das crianças e jovens. Por exemplo: 100 palavras de opinião em articulação com Português; Contar por imagens inspirado em Viagem a Portugal de José Saramago; Kit com recursos interdisciplinares em diversos formatos e reconto e filme a partir de Memorial do Convento, dirigido a alunos de 4.º, 5.º e 6.º anos.

Este repositório foi estruturado com a ferramenta digital blogspot e todas as suas etiquetas (coluna lateral) formam um índice que facilita o acesso às publicações.

As bibliotecas do Agrupamento de Escolas dispõem de outros repositórios temáticos elaborados em anos letivos anteriores, por exemplo: 2020/ 2021, Ano Europeu dos Transportes Rodoviários; 2019/ 2020, Torga, século XXI ou, 2018/ 2019, À volta do mundo, em homenagem ao V Centenário da viagem de circum-navegação (1519-1522) de Fernão de Magalhães.

Segundo as professoras bibliotecárias, “Todas as ações são concebidas num registo de grande liberdade, seguindo uma planificação inicial concebida pela Biblioteca Escolar, que depois é adaptada às características dos alunos, ao seu nível etário, possibilitando a intervenção dos encarregados de educação. Envolvem-se várias áreas do conhecimento, integram-se as 3 literacias [Leitura, Media e Informação] consoante as necessidades, experimentam-se ferramentas digitais que nos auxiliam e melhoram as nossas práticas, assumindo por vezes alguma exuberância partilhada com a comunidade, como é o caso das duas grandes exposições dos trabalhos artísticos”.

 

Referência

1. Biblioteca Escolar. (2021/ 2022). 100 anos, José Saramago [repositório]. Vila Real: Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus. https://100anosjosesaramago.blogspot.com/

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.