Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogue RBE

Sex | 31.03.23

Competências digitais: (@)saber + AESC

Desenvolver competências digitais com o apoio das bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Santiago

2023-04-04 pq (1).png

No Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém (AESC), o Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital (PADDE) prevê como uma das grandes finalidades a alcançar, na área pedagógica, potenciar as competências digitais dos alunos.
Enquanto parceiro interno, as Bibliotecas Escolares do AESC (BEsAESC) integraram, por isso, uma equipa alargada de apoio ao serviço em linha e de produção de conteúdos digitais que veio dar continuidade a um plano de ação em si mesmo anterior ao PADDE.

O que tínhamos pensado fazer?
Desde a criação de um website dedicado em 2020 que o objetivo das BEsAESC tem sido conseguir que ele se afirme como um espaço de referência, oferecendo, entre outros serviços, o acesso a recursos educativos digitais e abertos para apoio no "pesquisar", "fazer" e "estudar".
A pandemia criou uma maior procura por este tipo de recursos e acabou por dar o impulso necessário a este projeto.

O que já fizemos?
Para além dos recursos da autoria de elementos da equipa das bibliotecas, nomeadamente no que diz respeito aos modelos de pesquisa e à utilização de algumas ferramentas digitais/aplicações como a ClassDojo ou o Pixton, pudemos contar com a colaboração de um docente na criação de vídeos tutoriais relativos a ferramentas digitais/aplicações como o Google Slides, o Movie Maker ou o Blogger.
Faltava criar um mecanismo que permitisse reunir todos estes recursos num só lugar, de fácil acesso por todos e cuja manutenção/atualização não ocupasse demasiado tempo. Optámos pela ferramenta Netboard, que aliás hoje utilizamos de forma generalizada para criar dossiers temáticos, entre outros, e surgiu desta forma o Netboard Ferramentas Digitais | Tutoriais BEsAESC, que incorporámos no website das BEsAESC.

O que falta fazer?
O caminho a partir daqui passa necessariamente por criar/reunir novos recursos, diversificar as áreas de abrangência dos mesmos e, acima de tudo, divulgar amplamente a sua existência junto dos nossos utilizadores, para que o website possa de facto afirmar-se como um espaço de referência ao serviço da construção das aprendizagens.

As Professoras Bibliotecárias
Catarina Fernandes e Mariana Vera

_____________________________________________________________________________________________________________________

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.