Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]






















Texto de apresentação do programa que celebra os 120 anos de Almada Negreiros, a decorrer durante todo o ano de 2013: 

Comemoram-se este ano os 120 anos do nascimento de José de Almada Negreiros e os 100 anos do nascimento de Almada, o artista.
Foi em 1913, nos salões da Escola Internacional de Lisboa, que o mundo viu nascer o artista Almada, figura ímpar da vanguarda portuguesa. Nenhum outro do seu tempo, na verdade de qualquer tempo, foi tão prolífico na exploração dos vários níveis de expressão artística e no virtuosismo com que neles se exprimiu. Almada Negreiros é um artista multimédia avant la lettre. É esse talento único que queremos celebrar, relembrar e revisitar este ano com um vasto conjunto de iniciativas onde se incluem edições de livros (Assírio & Alvim e Babel), espectáculos de teatro, visitas guiadas às suas intervenções de arte pública na cidade de Lisboa, performances, leituras, um Colóquio Internacional na Fundação Calouste Gulbenkian, exposições, tertúlias, ciclos de filmes e até um monumento de grandes dimensões, nascido de um desenho do artista, a erigir no novo espaço da Ribeira das Naus.
A obra de Almada Negreiros inclui um conjunto múltiplo de trabalhos plásticos e literários, marcados pelo estilo de alguém que cultivou, em múltiplas direcções, a mais vibrante das formas de comunicação.
Neste ano de 2013, em que se celebram os 120 anos do seu nascimento e os 100 anos da sua primeira exposição individual, convidamos todos a celebrar, reencontrando a sua vasta obra, Almada Negreiros pintor, poeta, bailarino, dramaturgo, conferencista, desenhador, vitralista, romancista, ensaísta, crítico de arte, e tudo!


Viva o Almada, viva! Pim!




Ler mais >>


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



RBE


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.



Twitter



Perfil SAPO

foto do autor