Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]













Imagem: João Morgado/ Público











Imagem: Laura C. Caldas e Paulo Cintra/ Público





O arquitecto José Neves, de 49 anos, foi esta quinta-feira distinguido com o Prémio Secil de Arquitectura 2012 pela requalificação e ampliação da Escola Francisco de Arruda, em Lisboa. (...)

Para o arquitecto Manuel Graça Dias, presidente do júri, a forma como José Neves pensou esta escola “é de uma grande inteligência”. “O que sentimos é que o arquitecto deu sentido ao que já existia mas que estava até agora desgarrado. É uma obra sem alterações muito vistosas, muito sóbria e pensada para o uso diário”, destaca Graça Dias, sublinhando a relação da obra com o exterior. “É um lugar onde nos sentimos confortáveis.” (...)

Sobre a obra, José Neves explica que para a sua concepção partiu destas duas frases de João Santos: “O que é importante na educação, antes de mais, é o ambiente natural e esteticamente harmonioso em que ela se processa”; e “Se não tens uma aldeia, meu filho, tens de ir em busca dela! Um menino não pode viver sem ter a sua aldeia”. (...)

A requalifição da Escola Francisco de Arruda, foi realizada no âmbito do Programa de Modernização das Escolas, promovido pela Parque Escolar. Em 2013, é a terceira escola intervencionada pela Parque Escolar a receber um prémio de arquitectura.



Ler mais no Público, 5 junho >>


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



RBE


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.



Twitter



Perfil SAPO

foto do autor