Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Almanaque

19.06.09







O Silêncio dos Livros


«Um dos requisitos fundamentais [da leitura] é, também, o silêncio. À medida que a civilização urbana e industrial foi prevalecendo, o nível de ruído conheceu um aumento exponencial, estando hoje muito próximo da loucura. Para os privilegiados da idade clássica da leitura, o silêncio era ainda um bem acessível, cujo preço, entretanto, nunca mais parou de subir.»



Autoria e outros dados (tags, etc)


1 comentário

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 19.06.2009 às 16:24

Eu também concordo que o silêncio é fundamental para a concentração na leitura, mas nunca invalidei a leitura em voz alta para despertar o gosto dos meus alunos de ouvir as histórias que eles escolhiam na Biblioteca Escolar (Sala de Leitura).
Sempre pedia a um e outro para dizer à turma o que achou do livro.
Uma grande parte dos jovens e adultos estudantes do ensino nocturno no Brasil, ainda não domina bem o código escrito. Apesar de não conseguir ler o texto fluentemente, semanalmente cada um escolhia um livro…
Um dia, um aluno com seus quase 60 anos que trabalhava 12h por dia como pintor disse pra mim: "professora, a sua aula é o meu jornal nacional, é a minha novela das oito. Assim que chego da escola vou logo dormir, pra conseguir acordar às 4 da manhã. Nunca tenho tempo de assistir TV, mas aqui eu me informo e ouço um monte de histórias legais. Esta sala é uma TV ao vivo!"
Nessa noite eu fiquei sem palavras. Quase engasguei de emoção. No dia seguinte caprichei mais ainda. Seu Ricardo e muitos dos seus colegas da escola já consideravam o espaço da Biblioteca como algo fantástico e eu, claro, me alimentava muito com aquelas tagarelices todas.

Lilian Azevedo

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



RBE


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.



Twitter



Perfil SAPO

foto do autor